Proposta visita técnica à Mineradora Mirabela para conhecer eficácia de barragem

Reunião em Itacaré
Nuno Damasceno

Para debater as ações que serão adotadas coletivamente visando prevenir possíveis danos ambientais na barragem de rejeitos da Mirabela, autoridades e população se reuniram nesta quinta-feira, 31, no auditório do hotel Ecoporan, em Itacaré. Dentre as discussões estiveram os riscos que a barragem apresenta e a importância da fiscalização por parte do poder público, entidades ambientais e a sociedade civil organizada.

A promotora pública do Meio Ambiente, Aline Salvador, fez um relato da situação das barragens da região e anunciou que a discussão da situação já está sendo feita  e um encontro será realizado pelo Ministério Público Federal, em Salvador, solicitando a presença das lideranças regionais. A promotora destacou ainda a importância da comunhão de esforços para o desenvolvimento de uma atuação conjugada, uniforme e preventiva.

O presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Sul (CDS-LS) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, informou as ações destacadas na reunião da última segunda-feira, dia 28, no município de Barra do Rocha, a exemplo da Criação do Comitê Regional de Acompanhamento. Ele também propôs uma visita técnica a Mirabela, juntamente com o Ministério Público Ambiental para verificar a situação e observou que a participação da sociedade civil no processo fiscalizatório é um diferencial ao processo e amplia os elementos preventivos para o controle social das atividades da mineradora.